quinta-feira, 27 de junho de 2013

Desa-bafO


Quando se é mãe de tantos "perde-se" tempo para ser/estar funcional aos olhos de alguns, é natural haver reacções diferentes em relação à maternidade. Hoje, em troca de ideias com uma boa amiga que com muita lógica e sanidade mental explicava, em voz alta, os vários motivos para escolher nao voltar a ter filhos; Motivos válidos atenção, sábios até; Ter de trabalhar menos horas. Voltar ao processo estica-engorda. Dificuldades com o assunto parto/amamentação/primeiros meses, regresso ao "caos", mais hipóteses de traumatizar mais um ser com a descida à vida , etc, etc. Eu ouvia com interesse enquanto um bebe gritava à procura de maminha, outro fazia birrinha por falta de atenção (que estava totalmente presa ao/no telefone) e outros dois discutiam que jogo ir buscar, que brincadeira iniciar, enquanto o barulho de fundo emergia eu pensava, anH anH... Talvez tenha sido totalmente maluca ao deixar descer mais um... Talvez talvez ( dúvida já antiga) e despedi-me a confirmar... Pois, é realmente caótico ... Um acto de inconsciência ou de muito Boa vontade. ... Quando desliguei, já em piloto automático, tinha sentado a mais nova a dormitar no baloicinho, estendido um bolacha de água e sal à segunda (porque celebramos a semana com uma viral gastro) e estendido uma cartolina para desenhos com lápis de cera à descrição... Subitamente a primeira berra assustada porque ficou sozinha e eu corro de volta para a acudir; ela Olha-me, vê-me ( ok, e até aqui isto nao é novidade) e, e aqui é que vem a magia do meu dia; esboça o seu primeiro enorme e consciente; sorriso como quem diz: Mae! Estás aqui *... E naquele momento tive a certeza absoluta sintética e analítica de que, onde há amor, casais unidos na e pela verdade (não na ilusão) família e amigos há absolutamente tudo para criar seres felizes. Traumatizados ou não pouco importa (é melhor nao abusar desta teoria mas...) porque ;) podem SEMPRE fazer terapia e curtirem o SER precioso que receberam de presente para SER e com este pensamento piso o chão pé ante pé, segura, feliz até que sinto um nhacK absolutamente nojento debaixo de mim ... Era um coco completamente liquido da Carminho que com a introdução à escola celebra festivais do rock&rio dentro do pequeno intestino... Haja paciência, pensei a sorrir, a Maria da Paz olha-me e diz-me seriamente .: 

- Nao vale a pena nos chatearmos com essas coisas; limpa-se e continua-se o caminho.

E com 5 anos de vida  mostra o quanto também ela, à sua maneira, sabe exactamente como se deve viver a sua vida e Para rematar ainda acrescenta sobre a minha.:

- Vá! A mãe precisa é de um café...

1 comentário:

  1. Embora não tenha tantos filhos, descobrimos há duas semanas que estamos à espera do segundo filho, mas a questão é que temos um bebé de 7 meses em casa =)
    Embora as pessoas não percebam , faz parte de algumas pessoas esta multiplicação e sem dúvida que a vossa coragem é isso mesmo muita coragem !
    Não te lembrarás de mim, mas talvez do Ricardo da tua turma da faculdade ?! das rastas?
    Bjinhos nossos

    ResponderEliminar