domingo, 28 de abril de 2013

arte e Imagina( e São!)



Tenho penado com dor o meu coração à volta de um assunto tão simples mas tão complexo e delicado que se chama Imaginação (imagina e São).

A ausência de bons departamentos de Arte nas escolas básicas e privadas portuguesas em Portugal e para os portugueses é simplesmente ASSUSTADORA e como se isso não bastasse, quando procuro extra-curriculares do género pouco ou quase nada encontro (além do museu Paula Rego que tem iniciativas óptimas mas poucas, muito poucas...) questiono-me então.:

Como podemos NóS, Portugueses, evoluir se não trabalharmos ou pelo menos NÃO DEIXARMOS morrer a imaginação dos nossos filhos, o futuro da Nação?!

Tenho amigas-mães que me perguntam; mas porque não lhes dás tu isso em casa se é tão importante para ti?

Porquê?!!

Porque eu sou a Mãe, A Mãe que usa toda a sua imensa Imaginação para "sobreviver" aos seus 4 filhos bem seguidinhos, dia após dia, e muito já ela (a mãe que mora em mim) faz; porque além de ser Mãe também Ela é Mulher e porque além de ser Mulher também Ela é Irmã e prima e "tia" emprestada e além de ser "tia" e prima É EFECTIVAMENTE Cidadã consciente e interessada em coisas mais além do que o bem estar direto dos meus únicos filhos. Interessa-me o RESTO do mundo, as outras crianças filhas de pais sem tempo absolutamente nenhum e sem Imaginação absolutamente nenhuma e será que essas pessoas tem culpa consciente de ainda não conseguirem CRIAR tempo para acompanhar os seus filhos? Eu acho que não... Acho que são pessoas que foram vítimas disto mesmo que exploro aqui. Educações boas mas castradoras e limitadoras, que as afastaram do poder de sonhar e sobretudo do poder de CRIAR*

Onde os NOSSOS filhos estão inseridos, mesmo os filhos dos artistas, dos reacionários ou dos sonhadores é no MUNDO, no mundo REAL do "lá fora"; eu alimento efectivamente certas coisas mas quando eles vão para a escola a própria instituição e os outros meninos, sem querer, desvalorizam o que eu valorizo. Um colega ou um professor que lhes molda a imaginação com um comentário inocente mas deveras castrador como.:

" - Pintaste o céu de cor de rosa? mas o céu é azul..."

É azul sim, mas é laranja e preto também... Cor-de-rosa e lilás; dependendo da hora e do local onde é observado...

Como se pode crescer saudavelmente se as Artes são consideradas somente "as artes..." puff... um detalhe...?

Como se pode desenvolver um SER inteiro e livre se a sua liberdade de criação é tratada assim, desde cedo, no seio familiar MAS sobretudo dentro do coração do templo educacional dos nossos meninos, a chamada dita escola e o seu ministério...?

Será que a crise não NOS ensina a grande lição?!

O que mais é preciso acontecer para começarmos a Olhar e VER a importância de não cortar a imaginação ao ser desde pequeno? Quantos mais negócios precisam de falir com a desculpa da crise porque se recusaram a ver e admitir que não souberam crescer e adaptar-se à nova realidade social e cultural do pais? Tudo o que não evolui só tem um destino NATURAL: a Morte prematura...

Crescer É essencial!!!

Puxar pela cabeça, adaptar produtos, energias, necessidades com inocência e juventude é natural no SER mas quando somos moldados de pequeninos ao modelo tradicional do academismo formal, de aprender cultura geral (Que é otima SIM mas sozinha não paga contas nem serve para criar o NOVO) crescemos "mancos", "deficientes" que falam três linguas e sabem de cor o nome dos rios, dos reis e dos montes mas longe do nosso maior potencial como HUMANOS, longe do prazer de saber CRIAR uma nação, duas oportunidades, três soluções, quatro sorrisos, cinco esperanças.

Somos Criadores SIM! Simplesmente muitos de nós ou quase todos foram castrados "à nascença".

Quando é que desbloqueamos este enorme entrave  e mal-entendido social e se passa a valorizar a Arte como um bem ESSENCIAL? Pessoas maravilhosas, não existe tal coisa como ter jeito para, ou não... mas sim e simplesmente quanto de nós foi efetivamente mutilado para esquecer A nossa essência primordial? Somos todos Criadores. Filhos DA criação; Libertemo-nos então!


Apenas o céu é o nosso limite, acreditemos ou não.

Uma Mãe, hoje, com alma artista.

4 comentários:

  1. ba
    apetece me mandar este para todo o lado, escolas, prof, min edu....! qq dia ainda fazemos nóa umas sessões artisticas pra pequenitos.....
    e parece que não é tão facil assim comunicar contigo no blogue . - tenho que provar k não sou um robô.....

    ResponderEliminar
  2. Catarina , 1 .: manda , manda , manda. Tens um dom reaccionário activo que a mim me escapa. Complemento é essencial. 2.: façamos façamos façamos oficinas criativas a 6 / 8 /10 mãos. É tempo de agir em vez de mal dizer. Estou 100% disponível para a "revolução". Bj

    ResponderEliminar
  3. olá,

    talvez gostes destas ideias http://pinterest.com/pinkngreenmama/art-lesson-fun/
    tudo de bom
    cátia maciel

    ResponderEliminar