domingo, 22 de junho de 2014

Tenho pensado...


Nos últimos meses tenho seguido ou melhor ,sido seguida, por histórias fortes de perdas imensas. Mães que perdem filhos, filhos que se perdem dos pais. Hoje temos mais Esperança de vida do que na época Mediaval , mas hoje temos muito menos filhos , antigamente numa família dita "normal" nasciam cinco , seis bebês, as vezes até mais ... Eram tantos que o apego, naturalmente, estava  distribuído de maneira mais equilibrada e contava-se sempre que, pelo menos um ou dois, ficassem pelo caminho; bastava uma meningite ou um acidente de mota que logo, logo, chorava-se o morto, fazia-se-lhe o luto e a vida seguia rapidamente; as necessidades físicas dos vivos moviam a carripana para a frente.

 Hoje nascem casa vez menos bebês e ainda que a esperança de vida seja maior para os que chegaram e estão agora nos 60 ( porque comiam comida de verdade, andavam a pé e não stressavam) , na verdade , na minha geração e nas seguintes os cigarros começaram aos 14, as cervejas e shots aos 16 e o junk food desde a barriga da mãe ... Não há como não olhar os imensos casos de cancro , má formação genética , mental e emocional como uma consequência natural do que nos rodeia e , as vezes quando leio , vejo e sei deste gênero de casos só me apetece fugir para dentro de uma bolha e subir como uma bola de sabão porque me "envergonho" tanto comigo própria; as vezes que me oiço a dizer " Vá , agora "pisga-te" ! A mãe tem de fazer o jantar, arrumar camas, responder a emails, entregar um texto, ouvir uma aula..."

Assisto a um caso de luto ;um menino, filho único, que foi atropelado em frente à porta da casa dos pais, pais esses que nunca voavam, com medo de que o avião caísse e eles morressem todos lá dentro e isso faz-me pensar para que é que isto tudo serve?..

Eles passaram a voar, eu passei a abraçar .

Abençoado Joao!

De que nos serve irritar? 
Quanto tempo garantido temos nesta " estúpida " vida?


Enrolo-me no sofá. Um gatinha no chão , outro agarrado à minha camisa grita " a mãe é minha! " , outro "finge" não se importar, outro diz o famoso "ooooh mãe ..." Para que é que serve  meus amores ? Para que é que serve ?



Sem comentários:

Enviar um comentário