sábado, 23 de março de 2013

Liberdade faZ tantA faltA


" - Para adoptar um cão é preciso ter tempo para o passear. Tem?" - Pergunta a senhora responsável pelo canil.

... É preciso ter tempo para passear os cães SIM! Claro que a maioria dos animais domésticos são mais felizes em apartamentos como diz o meu novo primo também "adoptado", porque, exactamente por estarem dentro de um apartamento, contactam mais com os ditos "donos"; inevitavelmente, quem tem jardim tende a deixá-los soltos durante o dia e pode ficar tentado a, se ficarem muito sujos, deixá-los passar a noite toda, lá fora, na casota ... Quem não tem esta hipótese de os largar por sua própria conta simplesmente não TEM esta hipótese logo limita-se a calçar as botas e a pôr-se a caminho, faça chuva ou faça vento, caso contrário é muito simples, existirá um xixi amarelo bem no centro do tapete... e com os nossos filhos...?

Alguém nos pergunta antes de sair da maternidade.:

" - Tem tempo para o passear?"

Eu cá já sai de lá três vezes com miúdos pendurados nos braços e nunca me questionaram sobre tal coisa mas sinto que deviam.

Ter filhos é muito parecido com o "ter" um cão. Sim... Não fazem cocó no tapete mas os mais ignorados e zangados arrancam as fraldas e fazem-no escondidos num canto para chamar a atenção (conheço dois casos assim)... A questão é mesmo e só esta: Temos tempo e paciência para arejar a cabeça dos miúdos? É que nem todos têm a garantia ou a sorte (ou o azar quando se trata de pagar manutenção e o IMI) de ter um jardim mas com certeza todos têm um parque infantil perto de casa, um amigo simpático com um pátio ou um passeio largo onde explorar a nova trotinete... a verdade é que... nós pais sofremos de preguicite aguda e por vezes caímos na tentação de deixar escapar um "esta criancinha hoje está uma seca..." mas se formos realmente honestos connosco próprios a verdade é que o chatinho desta história é o adulto oprimido; a mãe ou o pai que não o levou a criança à rua para passear e a fazer o seu "xixi" mental...

Os miúdos PRECISAM de ar assim como as mães e os pais, nós é que já nem damos conta... O que custa é inserir o passeio COMO OBRIGAÇÃO REAL na rotina diária. Basta um ritual simples como o de ir até ao final da rua e voltar pois quando fazemos disso uma rotina diária os olhos passam a prestar mais atenção e encontra-se sempre algo divertido; um caracol; uma folha seca para colar no cartaz que se anda a fazer para oferecer aos desgraçados dos avós no Natal (que recebem sempre presentes desse género nesta casa)... Enfim; qualquer coisa Mágica realmente se pode dar se abrirmos portas ao ar.

Amanhã, de manhã, ao acordar lembre-se (ME) disso mesmo; mesmo se chover... Deixe um papel colado na porta para não se esquecer com o seguinte dizer escrito.:

Vá passear as crias, soltar as feras, tais coisas como galochas e ponchos da chuva REALMENTE EXISTEM. A vida é sempre mais fácil com crianças a chafurdar em poças de lama do que a dizerem.:
" Oh mãe, Oh mãe" de três em três minutos até finalmente chegarem aos três e três segundos...

Acredite, já a "outra" o dizia ;)

Palavras de Mãe.

1 comentário: