quinta-feira, 13 de março de 2014

Essencial



Fui à escola dos meus filhos falar sobre a escrita.

O que é a escrita? Para que serve? Como se sabe o que escrever? Quando escrever?


Como se alguém soubesse responder a essas questões...

Improvisei.

O que me marcou ao longo da vida e me forçou a passar a escrever foi o ser esquecida. 

Esqueço-me de muito. Sobretudo de coisas que não me interessam diariamente nomeadamente o dia em que estou, o planeta em que habito, o nome dos reis e dos rios... Coisas burocráticas e importantes, sem dúvida, mas que não alimentam constantemente o meu pensamento. Nunca me senti mal com isso porque sempre confiei que consigo encontrar uma biblioteca com amigos que me d'escrevem tudo o que preciso recordar e para que o momento de hoje não se perca nos corredores compridos da minha mente vou registá-lo. De todas as coisas bonitas que hoje vi e ouvi uma, especial, marcou-me; a Inês.

A Inês ouviu tudo , com olhar curioso e vivo. A Inês estava grata por estar a aprender coisas novas. A Inês não tomou a minha presença como garantida ou como uma seca, ela estava verdadeiramente interessada. Ela não interrompeu, ela simplesmente esperou que eu terminasse para finalmente participar dizendo:

- Eu não tenho livros. A minha mãe não gosta porque acumulam pó mas eu gosto de livros.
Barbara, o que é que é essencial para ser escritor?

O olhar dela, meus caros senhores, é algo que possivelmente só o Fernando Pessoa saberia descrever. O olhar dela encheu toda a sala de um verde imenso como uma canção de esperança.

Podia-lhe dizer.: 

- ler . - Como diria qualquer bom escritor mas eu não sou uma escritora, eu sou uma sonhadora. Eu amo os homens e os seus "disparates", eu amo a vida, os pássaros que cantam, a gente que dança, os recantos com encanto. Eu amo as pessoas e as suas vaidades, os medos e as frustrações, eu amo a humanidade, o ser real, simples, rico e espiritual. Eu amo e como Ser que ama respondi.

- Inês, o essencial é ter a cabeça bem aberta e o coração no sítio certo.

Ela sorriu e afirmou .:

- Então eu nasci para ser escritora!

...

1 comentário: